sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

IAB apresenta marca oficial do UIA 2020 RIO



Designer Glaucio Campelo, do Rio, vence concurso da marca do evento


O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, a marca oficial do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) – UIA 2020 RIO. O símbolo proposto pelo designer Glaucio Campelo, do escritório Unidesign, do Rio de Janeiro, foi escolhido entre os 48 que participaram do Concurso de Identidade Visual UIA 2020 RIO. Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso, maior evento do Rio de Janeiro após as Olimpíadas, reunirá cerca de 15 mil arquitetos na capital carioca em julho de 2020.

Campelo trabalhou em parceria com a designer e professora da PUC-RIO Suzana Valadares Fonseca. Colaboraram os estudantes Luiza Fialho e Antonio Duarte, ambos da PUC-Rio.

Os trabalhos de Maria Cau Levy, do escritório Goma Oficina (SP), e Victor Buck, do Dito Criativo Design (SP), ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A comissão julgadora, composta pelos designers Rodolfo Capeto e Ana Soter e pelos arquitetos Ivan Ferreira, Ricardo Bezerra e Sérgio Ferraz Magalhães (presidente do IAB), concedeu ainda menções honrosas aos trabalhos de Isabel Lippi Oliveira (RJ), Luiza Corrêa da Costa Chamma (RJ) e Evelyn Grumach (RJ). A coordenação do concurso foi do arquiteto Claudio Taulois, e a consultoria, da designer Bitiz Afflalo.

“O júri reconhece o excelente nível de desenvolvimento e harmonia do conjunto marca-tipografia e observa a feliz apropriação da experiência moderna. O tema do congresso “Todos os mundos. Um só mundo” está plenamente contemplado na solução apresentada e os desdobramentos sugeridos evidenciam o grande potencial das aplicações”, diz a ata divulgada pela comissão julgadora sobre o trabalho ganhador.

Além do prêmio de R$ 15 mil reais, o vencedor da competição assinará contrato com o IAB no valor de R$ 100 mil para desenvolver o projeto de identidade visual do congresso. O segundo colocado receberá R$ 10 mil, e o terceiro R$ 5 mil. Os prêmios serão entregues no dia 15 de março, após a homologação do resultado.

Promovido pelo IAB, com organização do IAB-RJ e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), a competição foi lançada no dia 17 de dezembro e aberta a arquitetos e designers do Brasil e do exterior.

“O concurso da marca do 27º Congresso Mundial de Arquitetos foi um importante momento na caminhada. A partir de agora, teremos novo site, novos impressos e divulgação mais ampla do evento. A marca, certamente, vai ajudar a consolidar o congresso e todos os conceitos que envolvem o evento”, afirmou o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

Entusiasmado com o resultado do Concurso UIA 2020 RIO, o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes Neto, destacou a importância da iniciativa, que contou com o apoio do CAU para a categoria profissional: “A primeira etapa começa agora, com a definição da imagem para divulgação, captação de recursos e, sobretudo, consolidação da compreensão de que estaremos em 2020 recebendo colegas de todo o mundo no Rio.”

O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, aproveitou a solenidade de divulgação do resultado do Concurso UIA 2020 RIO para anunciar que ainda este ano será lançado o concurso nacional para o stand do Brasil no 26º Congresso Mundial de Arquitetura, que será realizado em Seul, no próximo ano.

O UIA 2020 RIO é uma realização do UIA, com organização do IAB. O evento vai discutir a ocupação do espaço construído pelo homem no planeta através dos seguintes eixos: arquitetura e cultura; arquitetura popular; cidade, paisagem e ambiente; urbanismo e o desenho da cidade; e metrópoles e cidades médias.  Essa será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil e marca o retorno do congresso à América Latina após 47 anos.

Com população de 12 milhões de habitantes, a cidade metropolitana do Rio de Janeiro apresenta um quadro urbano rico e complexo, cheio de contrastes, de possibilidades e de acertos representativo das Américas e do mundo emergente, que se urbaniza rapidamente no século XXI. O objetivo do IAB é, através dos eventos preparatórios – ARQ 21, II ARQAmazônia (Manaus/setembro), a XI Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (julho) e o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (Brasília/2017), além do Congresso da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos, previsto para novembro deste ano, e o V ArquiMemória (Salvador/2018) –, discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, além de promover a reinserção da profissão no meio social.

Confira a marca vencedora:



Confira também o memorial do trabalho, onde o autor explica um pouco melhor o desenvolvimento da marca:


Ampliando o horizonte de suas experiências, o homem passa da esfera pessoal para as esferas da dança, da casa, da abóboda celeste.Tendo tomado consciência do espaço, limita-o centripetando-o, para depois articulá-lo e dinamizá-lo. [...] Descobre que as qualidades de um mesmo ambiente se alteram quando diversos centros convergem num núcleo, quando as tensões são centrífugas, quando são múltiplos os polos de atração[...]. Finalmente, compreende que as sequências espaciais exploram os contrastes de formas, as alterações imprevistas da amplitude em que se desenrola o percurso, a dilatações lentas e as configurações plásticas livres. [1]

UIA 2020 RIO
Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura XXI
A variedade de problemas enfrentados no mundoe nas cidades especificamente é assustadora. Ao mesmo tempo, vemos hoje uma ampla gama de possibilidades (materiais e virtuais) que se expressam na arquitetura em diferentes soluções,cada vez mais surpreendentes.
O desenho do símbolo surgiu da ideia de estabelecer uma convivência dinâmica de formas 'discordantes' e 'concordantes'.Partimos de 5 figuras geométricas regulares e crescentes: o triângulo, o quadrado, o pentágono, o hexágono, o heptágono, sempre coincidentes em um lado. Os círculos surgem inscritos nestas figuras, interagindo relacionados uns aos outros, criando um movimento que os distingue e os harmoniza.
Mundos que convivem segundo um compasso que os integra. A ideia de convocar (congregar) esforços em torno de problemas, num evento que reúne profissionais consagrados de vários países. Abrir esta discussão para encontrar e fechar soluções.
Nas aplicações no material do Congresso, os  componentes das versões de assinaturas podem ganhar liberdade de posicionamento, prevendo resultados institucionais e promocionais. Os círculos, as linhas e as cores ganham relevância como elementos independentes, recursos para estabelecer hierarquias de informação.
As pranchas apresentam o material especificado no Edital,  privilegiando o caráter institucional no material impresso. Os estudosrealizados demonstram uma variedade maior de possibilidades a partir destes mesmos elementos.


[1]A conquista de um ambiente humanizado, segundo Michael Leonard.  IN: Jencks, Charles e Baird, George, Meaning in Architecture, The Cresset Press, Londres, 1969. Apud: Zevi, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2009 p. 264-265.



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